domingo, 6 de março de 2016

Xuxa e Suzana Alves na TV: agora vai!

Por: Leandro Franco

O programa Xuxa Meneghel de amanhã terá o quadro “Na Lata” pautado no Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em 8 de março: maridos vão apresentar os talentos de suas esposas com números curiosos. Obviamente o júri será composto por mulheres, as atrizes Juliana Silveira, Milena Toscana e Suzana Alves vão decidir quem foi a melhor.


Agora imaginem esse quadro no início de 1999 – 17 anos atrás – e entre os maridos o ex-tenista Flávio Saretta apresentando uma habilidade de sua esposa, mais conhecida na época como “Tiazinha”, personagem do extinto programa H da Rede Bandeirantes. Ninguém ia conseguir vencer uma mestra na arte da depilação.

Foto publicada na revista TiTiTi em 10/04/1999

Suzana Alves foi o centro das atenções no final dos anos 90 por conta de sua personagem dominadora que depilava os homens intimidando-os com seu chicote e escondendo sua identidade atrás de uma máscara. Apesar do teor sexualizado da coisa, houve imediata simpatia pelas crianças e a Tiazinha expandiu seus domínios para o universo infantil também.


Xuxa também quis saber que comoção era essa que a moça de 20 anos causava e a convidou para ser a entrevistada do Planeta Xuxa (Rede Globo) de Carnaval. O encontro foi alardeado aos quatro ventos pela imprensa, até porque Suzana se declarou fã de Xuxa e estava realizando um sonho de infância.

Foto de capa do jornal O DIA, publicado em 09/01/1999

O Jornal EXTRA de 9/01/1999 contou:
Convidada por Xuxa para participar do quadro "Intimidades", a moça chegou nervosa, chorando de emoção, por estar realizando o sonho de conhecer a apresentadora. Para comprovar sua idolatria, chegou a dançar a coreografia de um dos sucessos de Xuxa, o "Xuxuxu Xaxaxa”

Foto publicada no jornal EXTRA em 09/01/1999

Já o jornal O DIA preferiu destacar uma das frases de Suzana:
“Sempre usei as roupas da Xuxa e comprava as bonecas dela”

Foto publicada no jornal O DIA em 09/01/1999
No programa, Suzana – ou a Tiazinha – depilou um dos câmeras do Planeta – o Gaúcho –, dançou, brincou de strip-tease e recebeu os aplausos da plateia; contou que estava preocupada com a repercussão de seu primeiro ensaio de nu e do preconceito que teria que enfrentar. Sim, ela atraía todos os olhares na época.

Foto publicada na revista TiTiTi em 18/01/1999

Só que tantos olhares para a então musa da Bandeirantes não deixaram o Globo nada satisfeita e apenas três dias antes da exibição do Planeta de Carnaval, a emissora determinou que o programa fosse reeditado e suprimida a entrevista com Tiazinha. Sim, o encontro de Xuxa e Tiazinha tomou o mesmo rumo do encontro de Xuxa e Thalía: arquivado para sempre sem ser exibido.

Foto publicada na revista TiTiTi em 25/02/1999

Xuxa se mostrou indignada com a postura da emissora e imediatamente pediu desculpas à Suzana, enviando-lhe um buquê de flores, um convite para visitá-la em sua residência e um bilhete sincero:

A carta foi publicada em matéria da revista Contigo! em 23/02/1999


Suzana entendeu que a situação e declarou à revista TiTiTi de 25/02/1999: “Realizei um sonho conhecendo a Xuxa. Já valeu a pena. Ela é simplesmente maravilhosa!

Xuxa não se deu por vencida e convidou a moça para participar do programa “Xuxa de America”, exibido pela emissora argentina Telefe.  A Folha de São Paulo noticiou em  31/03/1999:
Já que o encontro não pôde ir ao ar pela Globo, Xuxa resolveu convidar a Tiazinha Suzana Alves para participar de seu programa na emissora argentina Telefe. A moça aceitou -depois de pedir autorização para a Bandeirantes- e gravou um quadro no "Xuxa de America", à meia-noite da última segunda-feira, em São Paulo. Tiazinha foi apresentada aos argentinos fazendo o que sabe na TV: depilou os rapazes da platéia. Para quem não se lembra: a direção da Globo vetou a aparição de Suzana no quadro "Intimidade", do "Planeta Xuxa", antes do Carnaval.

A Revista TiTiTi também dedicou uma página ao novo convite:

Matéria da revista TiTiTi publicada em 10/04/1999

A mesma Telefe foi a responsável por mostrar pequenos trechos da participação de Suzana no Planeta, durante uma entrevista com Xuxa. Explicando: no mesmo dia da gravação do Planeta, um repórter argentino acompanhava a gravação e registrou alguns takes de Xuxa no palco e entre eles a participação da morena mascarada.


Assista ao vídeo clicando aqui
E a proximidade de Xuxa e Suzana não ficou restrita aos compromissos televisivos, a estrela mascarada esteja no aniversário de 36 anos de Xuxa e também no 1º aniversário de Sasha, o que rendeu até charge no dia do aniversário...

Publicado no jornal EXTRA em 28/07/1999

Em agosto de 1999 um novo encontro, que não foi visto na telinha da TV, mas sim na telona dos cinemas. Suzana fez sua estreia cinematográfica em Xuxa Requebra, interpretando a Tiazinha numa rápida cena como uma motoqueira do Jornal onde a personagem de Xuxa trabalhava.

Publicado na revista TiTiTi em 30/08/1999

O tempo passou, o recado de Xuxa foi dado naquele bilhete: “... cuida com carinho da tua Tiazinha, não te expõe mais que o necessário” e Suzana soube explorar seu momento como personagem do imaginário masculino (e também infantil) até o momento de transformá-lo numa fase de sua vida, sem ter que se alimentar eternamente do passado. Seguiu sua formação em artes cênicas, casou-se, espera seu primeiro filho, Benjamin, e amanhã finalmente estará ao lado de Xuxa em seu programa de TV pra todo mundo ver... sem máscara, literalmente.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...