sábado, 3 de setembro de 2016

Xuxa, a Florentina de Tiririca


Por: Leandro Franco

Ontem foram divulgadas algumas fotos de Xuxa gravando uma matéria na Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro. A loira estava acompanhada do Deputado Federal Francisco Everardo, ou para o mundo: o palhaço Tiririca, o deputado mais votado da história do Brasil.





Curiosamente, há 20 anos – no dia 03/09/1996 – a Rainha também estava com o humorista. Foi nessa data que ela gravou o primeiro clipe para seu Especial “O Direito de Ser Feliz”, que foi ao ar no dia 8 de outubro daquele ano, dentro da Terça Nobre (Rede Globo).


O clipe em questão nem era de um dos sucessos de Xuxa, era “Florentina”, a musa reverenciada na música de maior sucesso do palhaço-cantor. “Florentina” rendeu um recorde de execuções nas rádios e fez com que Tiririca vendesse seu primeiro milhão de cópias do primeiro disco “Tiririca” (Sony Music, 1996). E o que Xuxa tinha com isso? Bom, ela foi a FLORENTINA DE JESUS no vídeo.
O Jornal O DIA registrou o encontro:


A gravação do encontro entre criador e criatura aconteceu na tarde de ontem, num sítio em Ilha de Guaratiba. Ao lado deles, o dócil jegue Pelé.
"Nos especiais procuramos sempre chamar um convidado que simbolize a alegria das crianças", comenta a loura, observando que Tiririca não faz gênero. "É tímido, mesmo. Antes de gravar eu disse a ele que, em alguns momentos, teria que dançar e me apertar. Tiririca baixou os olhos e respondeu: "Nossa, vai ser o maior prazer te apertar."


No Especial da TV, o tema era os direitos das crianças, com base na Declaração Universal dos Direitos da Criança, da ONU. Num jogo gigante de Ludo, Xuxa e Baixo Astral (o saudoso Guilherme Karan) lançavam os dados e iam passeando pelas casas do tabuleiro. Em determinado momento, um dos itens da brincadeira é garantir que toda criança tem direito a falar besteira, e aí entra o clipe de Xuxa e Tiririca.




O clipe de Florentina não foi o primeiro encontro de Xuxa e o palhaço. Tiririca apareceu pela primeira vez num programa de Xuxa em 15.06.1996, no Xuxa Hits (Rede Globo).


Na ocasião, Xuxa fez uma breve introdução apresentando o convidado, que também foi a atração do programa seguinte, em 22.6.1996.


Tiririca participou ainda da estreia do Planeta Xuxa em abril de 1997, assim como do Planeta n.2; nesse programa Xuxa parece ter resolvido “descontar” o que ele disse na gravação do clipe – “vai ser um prazer te apertar” – e deu um apertão na retaguarda do cantor para ver se era “de verdade mesmo”.




Outras participações ocorreram depois disso, mas foram cada vez mais raras.

Curiosidades:
Numa das imagens da gravação de ontem Xuxa apareceu usando um figurino muito semelhante ao do clipe de 1996, o que sugere que esse momento será relembrado na nova matéria. Mas fora do universo “Florentina”, a loira já tinha dado outro destino a esse figurino. Foi com essa roupa que Xuxa fez o ensaio para a capa e o encarte do CD Arraiá da Xuxa (Som Livre, 1997).

Figurino em três momentos: 1996, 1997 e 2016 (adaptado)
E não foi só isso que Xuxa reaproveitou do seu encontro com o palhaço cantor... Em 1997, ainda colhendo os frutos de seu estouro como “cantor”, Tiririca lançou seu segundo CD. Uma das músicas era “A Festinha”. Ligaram o nome à loira? Não? Pois bem, a canção de Luizito e Paulo Azarias é a mesma gravada por Xuxa no seu álbum Xuxa 2000 (Som Livre. 1999). A versão de Tiririca tinha versos diferentes e citava Xuxa! Quem diria que após dois anos a loira a regravaria?










Quero todos lá em caaasaaa,
assistindo Xuxa sem parar...
Pra alegrar os convidados, Xuxa e Tiririca vão se apresentar uôu uôu
Quero todos lá em caaasaaa,
Bagunçando pra valer...
Se os amigos todos vão, não pode faltar você...  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...