domingo, 13 de novembro de 2016

Chitãozinho & Xororó: os "amores" da Xuxa

Por: Leandro Franco

O programa Xuxa Meneghel de amanhã(14), mais uma vez, seguirá na linha “sertanejo-show”. Como o estilo musical é o que mais produz “crias” no Brasil, não é difícil entender porque é tão recorrente no programa; mas o diferencial está no fato que, mesmo dando espaço à infinidade de duplas que brota dia-a-dia, a atração não se esquece daqueles que abriram caminho para toda essa moçada.

Chitãozinho, Marrone, Bruno, Xororó e Xuxa: "Amigos" da Record

Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone são as principais atrações da noite. As duplas lançaram, em conjunto, o DVD “Clássico”. O projeto traz os principais sucessos das duplas cantados em conjunto.
Bruno & Marrone iniciaram a carreira em 1993, mas estouraram mesmo no final da década de 90. Já Chitãozinho & Xororó tem uma carreira mais longa, já são 45 anos, e por essa razão têm uma história mais forte com nossa Rainha.

Selfie X: Chi, Xu, Xo

Xou da Xuxa
Chitãozinho & Xororó já eram atrações cativas do Xou da Xuxa (Rede Globo) quando Xuxa incluiu no seu disco Xou da Xuxa Seis (Som Livre, 1991) a música Bom Dia, composição de Mário Marcos.
A canção já tinha sido gravada por Ch&X em seu 15º disco – Cowboys do Asfalto – lançado em 1990. 

Cowboys do Asfalto: a primeira gravação de "Bom Dia"

A música caiu como uma luva para o universo de Xuxa, pois uma de suas marcas sempre foi o “bom dia” cheio de mensagens positivas. A música ganhou um clipe, que foi exibido no programa e depois ficou eternizado na VHS Momentos Especiais (Globo Vídeo, 1992).


No Especial de Natal do Xou da Xuxa de 1991, a dupla participou do programa e junto com Xuxa cantou a música, numa apresentação memorável.



Xuper Star - Meus Amores
Uma prova que Ch&X já eram atrações queridas por Xuxa é a participação da dupla no humorístico Xuper Star, exibido em 30/04/1991, num especial da Terça Nobre (Rede Globo). O programa não foi adiante (somente uma exibição aconteceu), mas uma coisa permaneceu: o jeito com que Xuxa passou a chamar a dupla nos seus programas: “Chitãozinho & Xororó, meeeeus amooooores”. Isso se deve à forma como a empregada Rosicleide Sueli – interpretada por Xuxa, claro – se referia aos irmãos.

Rosicleide Sueli e os seus amooores: Chitão e Xororó

A dupla foi a principal atração do programa e também contracenou com Xirley Liz, a apresentadora dondoca. No esquete, Xirley(Xuxa) e Puf (Jorge Fernando) tentam fazer um programa temático com a música sertaneja e, claro, querem Ch&X como atração. O programa ainda serviu para a dupla divulgar a canção “Gente Humilde”, lançada no disco Cowboys do Asfalto – o mesmo de “Bom Dia”. Durante a canção, Xuxa aparece caracterizada como o Moleque, de quem já falamos aqui, e toda sua família.


Paradão dos Baixinhos
Em 1992, o Paradão da Xuxa deixou de ser um quadro do Xou da Xuxa e se tornou um programa independente, exibido nas manhãs de sábado. A atração era focada nas atrações musicais de sucesso da época, tipo um Globo de Ouro. Claro que Chitãozinho & Xororó marcaram presença em várias edições - que inclusive foram um dos vencedores do Troféu Paradão 1991 -, mas uma que se destaca é a edição #3, de 09/05/1992, quando o Paradão também foi temático de música sertaneja. Na ocasião, Sérgio Mallandro que apresentou o programa junto com Xuxa, se vestiu de sertanejo e a referência usada foi o cabelo e o jeito de vestir da dupla.


Xuxa Park
No Especial de Natal do Xuxa Park de 1999, uma das surpresas preparadas por Xuxa foi a apresentação de uma música inédita – Parabéns pra Jesus – composta por Michael Sullivan e Carlos Cola. A canção é interpretada principalmente por Xuxa e Pe. Marcelo Rossi, mas também conta com os vocais de Ivete Sangalo, Daniel, Marcus Menna (LS Jack) e Chitãozinho & Xororó. Um clipe da canção foi montado utilizando-se takes dos artistas supostamente gravando a canção, mas somente as imagens de Marcus Menna e Chitãozinho & Xororó, são direto do estúdio. Provavelmente os artistas não tinham disponibilidade para gravar no mesmo dia dos outros.



Parabéns pra Jesus foi inicialmente feita para Pe. Marcelo cantar com Xuxa, mas no ano seguinte, o padre convidou Chitãozinho & Xororó para regravar a música e a faixa foi incluída no disco “Canções para o Novo Milênio” (Universal Music, 2000). Dessa forma a primeira gravação lançada de Parabéns pra Jesus foi a de Pe. Marcelo e Chitãozinho & Xororó. 


Em 2009, Xuxa regravou a música para seu disco Natal Mágico (Sony Music), mas somente Pe. Marcelo dividiu os vocais.



Planeta Xuxa
Em 2001, Xuxa estreou no Planeta Xuxa um quadro chamado Endereço do Coração, onde ela visitava um lugar que tivesse uma relação afetiva com o entrevistado do dia. Na edição de 29/04/2001, os convidados foram Ch&X.

Nota publicada na Revista Contigo! de 01/05/2001


Xuxa foi até a Fazenda “Rancho Fundo” de Chitãozinho, localizada em Jaguariúna/SP, onde foi recebida pelos irmãos. Chitãozinho cedeu sua suíte para que a produção improvisasse um camarim para a loira. Xuxa andou a cavalo, conheceu toda a propriedade e ainda teve direito a uma interpretação exclusiva de Galopeira.

Já fazia tempo que eu convidava a Xuxa para vir aqui. Já nem acreditava que ela viria, mas ela veio, gostou e prometeu voltar
(Declaração de Chitãozinho publicada na revista Minha Novela, de 30/04/2001)


Se o anfitrião ficou satisfeito com a visita, a reação da Xuxa não foi diferente:


Os irmãos cantores também participaram de outras edições do Planeta Xuxa e nem sempre juntos. Chitãozinho, por exemplo, foi o convidado do quadro “Desabafo” que estreou no Planeta em 31/10/1999. Ele falou sobre a invasão de privacidade que estava sofrendo após ter tornado público o fim de seu casamento. Na ocasião as declarações no programa acabaram ficando em segundo plano, pois a mídia deu muito mais espaço a uma declaração que Xuxa deu sobre Pelé durante a conversa. O quadro em si não repercutiu tanto e acabou saindo da tração.

Nota publicada no Jornal EXTRA em 30/10/1999

Já Xororó fez sua participação “solo” no programa especial de Dia das Mães de 2001. Noely, sua esposa, era a entrevistada do quadro “Intimidades” e o marido apaixonado fez uma surpresa durante a entrevista cantando uma música composta especialmente para a esposa, deixando Xuxa e toda a plateia com vontade de ter um igual...

Matéria publicada no jornal Diário Catarinense de 13/05/2001


TV Xuxa
Em 28/04/2012, os irmãos participaram do programa semanal de Xuxa para lançar o livro comemorativo de seus 40 anos de carreira, que foram completados em 2011. Na oportunidade a loira mostrou algumas páginas do livro para o público.


No mesmo ano eles voltaram e se apresentaram na semifinal do Concurso Estilista Revelação 2012, no programa exibido dia 29/09.



Programa Xuxa Meneghel
A primeira participação da dupla no palco do programa da loira na Record será exibida amanhã, mas os irmãos já apareceram em duas outras ocasiões: quando Xuxa foi a Barretos para receber o cantor americano Garth Brooks, que estava no país para uma apresentação exclusiva em prol do Hospital de Câncer da cidade, Ch&X marcaram presença no evento ao lado da loira. O encontro foi exibido na edição #3 (31/08/2015)


A propósito, a preocupação com o bem estar do próximo é algo comum em Xuxa e a dupla. Foi essa atuação na assistência social que levou Xuxa e Ch&X a dividirem uma capa da Revista Veja em outubro de 1999.

Revista VEJA de 27/10/1999

Voltando ao programa: recentemente, a dupla deu um depoimento via VT em homenagem às Irmãs Galvão, que foram a principal atração do programa #61.

Momento em que as Irmãs Galvão são surpreendidas com a homenagem de Ch&X


X & Ch&X
O carinho entre Xuxa e Chitãozinho & Xororó ultrapassa as telas de TV ou os palcos dos programas. Xororó deixa isso bem claro quando, em nome da dupla, falou durante o quadro “Endereço do Coração” que, mesmo Xuxa tendo menos tempo de carreira, eles aprenderam muito com ela, principalmente em relação ao carinho que ela demonstrava.
Chitãozinho fez questão de estar presente nos 50 anos de Xuxa, no jantar especial realizado em 28 de maio de 2013, no Hotel Unique, em São Paulo.


Xuxa recentemente não deixou de expressar que estava feliz em reencontrar os amigos durante a inauguração da Casa X em Campinas.
Então já sabem: amanhã é dia de Xuxa Meneghel e não vai ser só a Rosicleide Sueli que vai ficar ligadinha na TV, vai?

“Chitãozinho & Xororó! Meeeeeeeeeus amoooooooores”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...