domingo, 18 de dezembro de 2016

Parece, mas não é: Xuxa e sua sósia #1

Por: Leandro Franco

Sabem aquela história de “parece, mas não é”? Você olha, não acredita, olha de novo pra ter certeza, continua na dúvida, olha mais uma vez e descobre que... não é.

Pareço, mas não sou...

Para alguns o “não é” vem com uma pontinha de decepção, mas para a grande maioria vem como uma surpresa divertida e que acaba cativando de alguma forma. É exatamente nesse ponto que queremos chegar. Nos últimos dois anos, todo aquele que acompanha o universo de Xuxa começou a notar uma pessoa, que não tem como passar despercebida. A razão é simples: ela parece demais com a Xuxa!

Espelho, espelho meu, existe alguém tão parecida quanto eu?

Cintia Lopes! Esse é o nome da sósia da Xuxa que está deixando muita gente de boca aberta por sua grande semelhança com a Rainha. Nascida em Taubaté/SP, a moça viu sua vida mudar depois que decidiu cortar os cabelos...

Cintia e Xuxa na Casa X de Taubaté/SP


Nascia assim a sósia da Xuxa mais parecida até hoje, mas existiram outras...


1999 – Sonya Collins
Se hoje Cintia está reinando absoluta como sósia da Rainha, lá no ano de 1999 ela teria uma concorrente: Sonya Collins. Quem levaria a melhor nessa disputa? Pra responder uma pergunta dessas precisamos conhecer um pouco mais das nossas “concorrentes”.

Se eu esticar, fico mais parecida, produção?

Em 04/09/1999, o Jornal Extra publicou a história de Sonya, uma imigrante americana que estava esperando o ônibus para o trabalho, quando uma produtora parou o carro em sua frente e já saiu dizendo que estava a sua procura! Com 23 anos na época, Sonya – que era professora de inglês – custou a acreditar no que estava acontecendo. De uma hora para outra ela se tornou a dublê de Xuxa para as filmagens de Xuxa Requebra.



A americana não acompanhou a trajetória de sucesso de Xuxa no Brasil, pois passou sua infância com os pais em Atlanta/EUA. Já adulta, decidiu se mudar para Nova York e na faculdade de Letras escolheu estudar o português “por ser diferente”. Se apaixonou por nossa língua e cultura e quis passar uns tempos por aqui.

Sonya substituiu Xuxa em algumas cenas de Requebra. A experiência de interpretar não foi novidade; a moça já tinha atuado em muitas peças nos EUA. Entretanto, foi a primeira vez que atuou como dublê.
“Foi tudo muito rápido. Nunca planejei nada disso, jamais tinha trabalhado como dublê. Mas acho que me saí bem”

Assim como Cintia, a semelhança com a Rainha ficou ainda mais evidente ao cortar os cabelos. Se Cíntia cortou porque quis e sem qualquer intenção de se parecer com Xuxa. Sonya fez isso para “garantir” o novo trabalho:



Como dublê de Xuxa, Sonya contou que não precisou participar de nenhuma cena perigosa, embora tenha ensaiado uma cena de briga:
_ Já no primeiro dia, a diretora Tizuka Yamasaki me mandou ensaiar uma cena de briga, que nunca foi filmada. Me diverti muito porque tudo era novo pra mim.

A cena mais complicada foi quando precisou dirigir o Fusquinha de Nena, personagem de Xuxa: “nunca tinha dirigido um carro com câmbio manual e suei pra conseguir. Tive que guiar até de ré numa descida”.

Sonya Collins em "Fuscão Preto" "Fusquinha Vermelho"

Sonya não teve muito contato com Xuxa, mas o pouco que teve foi suficiente para transformá-la numa admiradora da Rainha:

Ela é muito simpática e disse que somos mesmo muito parecidas. Fico no Brasil até o fim do ano, mas seria o máximo reencontrar Xuxa” – disse a então dublê ao Jornal Extra, mas fez questão de deixar claro que não pensava em investir na carreira de atriz.

Nos dias de hoje, já de volta aos EUA, Sonya é jornalista reconhecida por seu trabalho relacionado às pesquisas na área da biomedicina e tem vários textos em publicações da área.


Sonya Collins hoje é jornalista e voltou a viver nos EUA

No tempo que viveu no Brasil, além de “ser Xuxa”, a americana ainda se arriscou na carreira de cantora e chegou a fazer algumas apresentações cantando música country. A moça chegou até a fazer um “feat” numa das gravações da Banda Bad Folks, famosa em Curitiba.



Voltando à nossa disputa; o que vocês acharam? Cintia levaria essa numa boa, não é mesmo? A Sonya teve seu momento, mas não conhecia a trajetória da Rainha e mesmo de cabelos curtos não é tão parecida assim...

Só que em 2006, Xuxa arrumou mais que uma sósia, arrumou uma “Gêmea”! Cintia encararia essa também?


2006 – Isabele Fintelman
No ano de 2006, Xuxa e sua equipe finalmente tiraram do papel o projeto de produzir o filme Xuxa Gêmeas. Como o próprio nome já sugere, Xuxa, ou melhor, sua personagem teria uma irmã gêmea e filmar isso não seria possível sem uma ajudinha extra. Decidiu-se que um concurso para achar a “gêmea” da Xuxa seria feito. O concurso aconteceu no Domingão do Faustão (Rede Globo), no final de agosto daquele ano.



Cerca de 500 pessoas participaram da seleção. Dez foram escolhidas para a final realizada no dia 27/08/2006. Teve de tudo! Morenas, loiras, Brasileiras, estrangeiras e até um homem !?!

Elas querem ser Xuxa... E quem não quer?

O clima entre as finalistas foi o mais tranqüilo possível, nada de animosidades e competições. O que valia era se divertir e estar com a Rainha Xuxa. Confiram o vídeo dos bastidores:



E quem deixou todas essas concorrentes para trás foi Isabele Fintelman, que tinha apenas 22 anos. A moça, natural de Saquarema (RJ), ganhou a votação por unanimidade do júri – formado pelo diretor Jorge Fernando, a atriz e roteirista do filme, Patrícia Travassos e o famoso cabeleireiro Mauro Freire.
Com a presença de Xuxa no palco, Isabelle viu sua estrela brilhar de verdade:
_ Só posso agradecer a Deus o curso que minha vida está tomando. Há duas semanas eu era estagiária da Rio Tur e ia começar um novo emprego. Mas Ele me presenteou com esse filme!




Em menos de 15 dias após a final do concurso, Isabele já estava filmando como a gêmea de Xuxa, ora como a boa, ora como a má. Isabele disse à Revista Caras, em 06/09/2006, que sua ficha ainda “não tinha caído”.

Queria estar perto da Xuxa, mas o mais legal é ver como tudo acontece atrás das câmeras” – foi o que Isabele disse ao Jornal Extra em 12/09/2006.

Jogo dos 7 erros?

A declaração foi um tanto controversa pois Isabele atuou como stand in nas gravações de Xuxa e os Duendes, em 2001. Ela pode até não ter conhecido Xuxa naquela época, mas ela sabia como isso acontecia de alguma forma, afinal stand in é o termo cinematográfico usado para definir a pessoa que, antes dos ator/artista entrar em cena, assume o seu lugar para a realização de testes de fotografia, iluminação e ensaios.

Créditos finais de "Xuxa e os Duendes"(2001)

Xuxa, mais uma vez, se surpreendeu: “Gente, essa guria é realmente a minha cara!”. A Revista Chega Mais de 04/09/2006 chegou a usar essa reação de Xuxa como matéria.


Isabele ficou tão agarrada em Xuxa que parecia que o filme seria sobre gêmeas siamesas


Hoje em dia, Isabele parece ter se afastado dos caminhos da TV ou cinema e faz trabalhos como modelo e curte a família.

E nós voltamos ao nosso embate, que ficou mais acirrado agora, não acham? Isabele ou Cintia? Nosso voto permanece com a Cintia. Isabele se parece bastante, foi corajosa – cortou os cabelos durante o programa -, mas ainda faltou alguma coisa, como se fosse a cereja do bolo.

Falando em faltar alguma coisa, precisamos falar de mais uma pessoa, mas não a colocaremos como uma candidata ao título de Sósia #1 da Xuxa. Vamos ver por que...


2002 a 2009 – Cathia Delmaschio
Se fosse pelo numero de trabalhos ao lado da Rainha, Cathia Delmaschio ganharia de lavada de Sonya, Isabele e Cintia. Só no cinema, Cathia atuou em sete filmes de Xuxa: Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas (2002); Xuxa Abracadabra (2003); Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004); Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço (2005); Xuxa Gêmeas (2006); Xuxa em Sonho de Menina (2007) e Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009).

Cathia Delmaschio (stand in de Xuxa), Bruna Marquezine e sua stand in, Natália Mascarenhas, durante as filmagens de Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida. (2004)

Xuxa e Cathia em setembro de 2004



Não é todo dia que alguém pode ser stand in de Rainha e Princesa ao mesmo tempo.
Filmagens de "Xuxa em O Mistério de Feiurinha" (2009)

Cathia não é sósia de Xuxa, mas seu biotipo a transformou por um bom tempo na “stand in” preferida para trabalhar com a Rainha e por essa razão, decidimos que ela devia fazer uma “participação especial” no nosso post.
Sem contar que ela também tem carinho pela Xuxa e conta com a ajudinha da loira na hora de acalmar seu baixinho...

Cathia reza para a Santa Xuxa de todos os Baixinhos... Amém!

Cathia Delmaschio nos dias atuais. Continua linda, não?

Merece nossa menção honrosa, não merece? Mas voltemos à nossa “campeã”: Cintia Lopes...


2016 – Cintia Lopes
Antes de conversarmos com a Cintia Lopes, vamos esclarecer umas coisas? Vocês sabem a diferença de sósia e cover? Um sósia é uma pessoa muito parecida com outra, chegando até mesmo a ser confundida com a verdadeira. Já o cover é aquele que imita um artista ou um cantor e faz apresentações em que refaz as performances do artista. Um sósia não é necessariamente um cover, assim como o contrário também não é regra. A Cintia é sósia e cover da Xuxa. Sósia desde que cortou os cabelos em 2013 e cover desde 2014, quando ela mesma se deu conta de que realmente tinha semelhanças com Xuxa, mas foi em 2016 que ela mais se destacou.

Momento cover: Cintia faz sua performance a la "Xuxa Festa - O Show"

Conhecida como Xuxa Cover, Cintia tem aparecido em vários programas de TV, matérias de sites de notícias como o R7 e, até mesmo, no programa Xuxa Meneghel; faz shows nas filiais da Casa X, escolas e projetos sociais... Claro que o Xuper Blog não ficaria de fora dessa lista e traz um bate-papo todo especial com a moça. Com a palavra: Cintia, a Sósia #1 da Xuxa!



Na década de 80, 99% das meninas queria ser Paquita. Você teve esse sonho também? 
Siiiim, na época eu sonhava em ser paquita, dançava com minhas amigas no quintal de casa – risos – não perdia um programa! O Xou da Xuxa era meu programa preferido!

Conta pra gente como começou a história de apontarem-na como uma sósia da Xuxa. 
Depois que cortei os cabelos, que na época eram compridos, tanto meus amigos quanto minha família, começaram a dizer que eu estava igual a Xuxa e comecei a reparar que nas ruas as pessoas também começaram a olhar diferente pra mim.
De tanto as pessoas falarem que eu estava parecida com ela, me olhava no espelho, nas fotos e filmagens e comecei a reparar que, em algumas poses, eu realmente me parecia com ela.



Como surgiu a ideia de fazer os shows “Xuxa Cover” na Casa X? Você foi lá e mostrou seu trabalho ou algum dos donos da franquia te viu na TV e teve a ideia de formar essa parceria?
Na verdade, a ideia de fazer a Xuxa Cover surgiu quando resolvi agradar umas crianças na creche em que minha filha estudava. Fui lá, dancei, tirei fotos e vi que isso podia ser muito bom para ambas as partes. Me apaixonei! Fiz vários eventos beneficentes, até acreditar que isso era o que eu tinha que fazer, o que eu amo fazer!
Foi então que uma mãe que ia contratar os serviços da Casa X, me achou através do Facebook, viu minhas fotos, se interessou e me ligou. Dancei no aniversário da filha dela. Imaginem como foi maravilhoso dançar numa casa, num Buffet que tem tudo da Xuxa! Outras mães ficaram sabendo e foram me contratando...

Até o Txutxucão se confundiu!

Através dos shows Xuxa Cover e, principalmente, na Casa X, você passou a lidar com o imaginário infantil e as crianças muitas vezes ainda não entendem o que é ser cover/ser sósia e lhe veêm como a Xuxa. Como faz para não quebrar esse momento lúdico? Você conta que não é a Xuxa ou deixa rolar?
Quando uma criança chega pra mim e diz “Xuxa, eu te amo” ou “Xuxa, tenho todos seus DVDs”, eu agradeço e dou um beijinho, não há necessidade de se quebrar o momento lúdico. Mas se perguntam “você é a Xuxa de verdade?”, respondo: “Não sou, eu só imito ela”.

Da mesma forma que você recebe o amor por causa da Xuxa, acontece de vir algo ruim? Já teve que enfrentar algum tipo de deboche ou discriminação por sua semelhança?
Graças a Deus, a maioria das pessoas gosta de mim, mas tem, sim, algumas que não gostam, dizem que não tenho nada a ver e tem até aquele ciúmes natural de fã quando dizem que a Rainha é única... essas coisas.

Aonde foram as outras sósias? (...) Mas essa história vai ter um final feliz...


E o primeiro contato com a Xuxa? Qual foi a reação dela?
No meu primeiro encontro com a Xuxa, eu já fazia cover dela. Consegui chegar bem próximo a ela e dizer que era um prazer imitá-la. Ele ficou me olhando e me deu um beijinho. Depois disso já estive duas vezes na plateia do Xuxa Meneghel, no XuChá do Rio... e até hoje sinto um frio imenso na barriga quando chego perto dela.

O primeiro encontro com a Rainha foi no show Natal Mágico de 2014, em São Paulo

Você já tem um número considerável de participações em programas de TV (Sabrina, Porchat, Gugu, Silvio Santos), mas quando ocorreu o primeiro convite para trabalhar em algo com a própria Xuxa? 
Trabalhei como stand in da Xuxa no comercial da promoção “Girou, Ligou, Ganhou” da Renault.

Você já nos contou que a sósia da Xuxa nasceu quando você decidiu cortar os cabelos, mas no quadro do programa especial dos anos 80 (exibido em 05/12/2016), você usou as famosas xuquinhas. E aí? Sentiu-se parecida com ela na versão anos 80 ou acha que nos dias atuais há maior semelhança?
Olha, foi bem divertido colocar a roupa dela e a peruca de xuquinhas, mas a minha semelhança é mesmo por conta dos cabelos curtos.

Cintia se vestiu de Xuxa anos 80 pela primeira vez num quadro do programa Xuxa Meneghel

Em 2006, Xuxa já estava de cabelos curtos e foi aberto um concurso para escolher a "gêmea" da Xuxa que contracenaria ela no filme "Xuxa Gêmeas". E você? Se inscreveu?
Não, isso nem passou pela minha cabeça.


Cintia, você viu aqui no blog as fotos de pessoas que também “foram Xuxa” e outras que tentaram lá no Concurso do “Gêmeas”. Você não se inscreveu, mas se fosse hoje, acha que levava a vitória?
Ah, com certeza sou mais eu – risos.


No dia-a-dia, num passeio com a família, chega alguém e a aborda pedindo foto... Seus filhos e o marido já estão sabendo lidar com isso ou rola aquele ciuminho natural?
Ah, eles já se acostumaram, adoram a ideia!


"Sonhos sempre vêm pra quem sonhar"... Qual é seu sonho?
Tenho vários! Um deles é lançar músicas para o público infantil e ser reconhecida como Cintia.


Qual o maior ensinamento que a Xuxa já passou e como você o coloca em prática na sua vida?
Querer, poder e conseguir! Eu quero, eu posso e eu VOU conseguir.

"Querer, Poder e Conseguir" - A melhor referência Cintia já tem...


Bom, se depender da simpatia e da força de vontade, não temos dúvida que ainda vamos ouvir falar muito de Cintia Lopes...

Nós sabemos que Xuxa só tem uma, assim como só uma Sonya, uma Isabele, uma Cathia e uma Cintia. Cada uma tem sua história! E não há problema em imitar alguém, desde que haja o respeito com a história do outro. Não foi a própria Xuxa que disse uma vez: “a gente só imita quem a gente gosta”?

Um beijo pra minha mãe, pro meu pai e pra minha "sósia"


Agradecemos à querida Cintia Lopes e ao Marquinho da AT Produções 
pela disponibilidade e atenção com nosso site. Até a próxima!


Quem gostou manda beijo e dá tchauzinho!

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Fernando Seabra disse...

Matéria perfeita,completamente detalhada,parabéns ao pessoal do Xuper Blog,tudo maravilhoso!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...