domingo, 8 de janeiro de 2017

Xuxa: finalmente TOP!

Por: Leandro Franco

A TOP Magazine esperou atingir a maioridade para realizar sua maior capa: XUXA. A publicação da Editora Todas as Culturas existe há 19 anos e trata de assuntos relacionados ao luxo e ao lifestyle contemporâneo, com matérias dinâmicas longe do superficial; uma linha mais descontraída e informal, tudo para prender o leitor da primeira a última página. A espera valeu a pena! Desde 19/12/2016, pudemos conferir uma das mais belas capas da carreira de Xuxa. Arriscamos dizer que a mais bela desde os anos 2000. E nossos elogios não se resumem à capa; todo o conteúdo interno merece aplausos, sem esquecer da qualidade do papel e impressão.


A história de Xuxa com a TOP Magazine não começou nessa capa, foi um pouco antes; e como vocês sabem que gostamos de explicar tudo bem do começo, vamos lá:
Em dezembro de 2015, depois de quase duas décadas sem mexer em seu projeto gráfico e editorial a revista TOP resolveu inovar e mudou tudo! Antes a revista seguia, de certa forma, o padrão das publicações do gênero. A nova TOP: logotipo clean, quase imperceptível, fotos de close na capa e contracapa e uma espécie de índice no rodapé.

O ator é o mesmo, mas a revista... quanta diferença!
(Capas de fevereiro/2014 e Outubro/2016)

Não satisfeita com as mudanças, a Diretora de Redação Melissa Lenz decidiu implementar um novo projeto:  a personalidade do mês seria entrevista por outra personalidade! Uma característica que reafirmou a intenção de seguir uma linha realmente mais informal, já que teríamos um bate-papo e não uma entrevista propriamente dita.



Em setembro/2016, o ator Reynaldo Gianecchini foi convidado para ser a capa da edição 213 da publicação e quem foi a personalidade convidada para entrevistá-lo? Xuxa!
Xuxa e Reynaldo já se encontraram diversas vezes nos programas da loira. O primeiro bate papo dos dois aconteceu no Planeta Xuxa (Rede Globo) em 02/07/2000 . Depois disso, Reynaldo ainda esteve no TV Xuxa diário (2006) e no TV Xuxa semanal (temporadas 2010, 2012 e 2013).

O bate papo de Xuxa e Giane no Planeta Xuxa (2000) e no TV Xuxa (2006 e 2012)

Com tantos encontros e carinho mútuo, a TOP não podia deixar passar um encontro desses.
A entrevista foi realizada na casa de Xuxa, no dia 25/09/2016 e depois disso o nome da loira começou a aparecer nas redes sociais da revista de forma mais intensa. Estava iniciada a contagem regressiva para A capa, mas já já chegaremos nesse assunto.


O bate-papo de Xuxa e Giane foi publicado em meados de outubro e tão logo saiu a revista, os sites de entretenimento se apressaram em transformar um momento da conversa em matéria propícia pra polêmica. O foco se tornou a declaração de Xuxa e Reynaldo sobre artistas que defendem políticos. Infelizmente quando isso acontece, a maioria das pessoas deixa de tomar conhecimento de toda a matéria da revista e se atém somente ao que pode “causar”.



Várias fotos do encontro foram postadas nas redes sociais de Xuxa, Reynaldo e, claro, da revista. Reynaldo e Xuxa reafirmaram o carinho trocando elogios.


Lei do Retorno: o que você dá, você recebe de volta

O melhor estava por vir! Não sabemos se ao convidar Xuxa para entrevistar Gianecchini, a TOP já havia formalizado o interesse em ter a loira numa de suas próximas capas ou se isso aconteceu em decorrência do bate-papo. O fato é que até mesmo no perfil da revista no Facebook começaram a aparecer perguntas de leitores sobre Xuxa ser a próxima capa. Não foi! A edição 214 ficou para a atriz Fernanda Vasconcelos.

Sobrou pra Fernanda... Apareceu até aquela carinha brava nas reações ao post.
Calma, gente, vai ter Xuxa sim!

Em 02/11/2016, enquanto a maioria dos brasileiros curtia um feriado, Xuxa e equipe estavam a todo vapor fazendo o ensaio que estaria na edição 215. Ton Reis, profissional que está sempre presente e cuida da beleza de Xuxa na maioria dos eventos e ensaios, deu a deixa e atiçou a curiosidade dos fãs.

Uma foto dessas seguida de um "em breve".
Ton gosta mesmo de atiçar os fãs da loira...

O mesmo fizeram Rodrigo Grunfeld e Alê Duprat – responsáveis pelo styling do ensaio – e Renato Telles – responsável pela produção de moda, mas ninguém disse que era pra TOP.





Inveja deles? Imagina... 
Nós temos inveja é do Dudu

Em 05/11/2016, a TOP chegou a publicar em sua conta no Instagram uma foto dos bastidores do ensaio que mostrava Xuxa sendo clicada pelo fotógrafo Miro. Por alguma razão, a foto não deveria ter sido publicada e a revista chegou a solicitar que usuários das redes sociais que estavam compartilhando a foto apagassem o post. O pedido foi aceito, mas alimentou a curiosidade e ansiedade pelo ensaio.




A revista TOP só foi anunciar oficialmente que Xuxa era capa em 19/12/2016.
Como a revista tem circulação até meados do mês seguinte ao da publicação, as redes sociais da TOP constantemente têm divulgado fotos do ensaio. Olha, nem precisam se preocupar tanto com a divulgação. A capa com Xuxa é, de longe, a mais curtida e comentada (*). Fizemos uma comparação com as outras capas da revista desde sua reformulação e é impressionante a diferença de “curtidas”.

Xuxa no topo!
* Consideramos o total de curtidas da foto de perfil no Facebook oficial da TOP Magazine 

referente a cada edição até às 0:00h de 07/01/2017

Bom, é a Xuxa... Nada de novidade nisso. E como sucesso atrai sucesso, a personalidade escolhida para entrevistar a loira foi a amiga de longa data Ivete Sangalo. Dispensa apresentação a história de amizade dessas duas; como elas mesmos dizem: “não é uma amizade de televisão, é muito mais forte”.          

                                               

Ivete não ousou nas perguntas, preferiu ficar no raso, mas nem tinha necessidade de aprofundar. Basta ver a naturalidade com que Xuxa respondeu. Como dissemos, foi um bate papo. Obviamente esperamos que você compre seu exemplar – custa R$14,00 – para lê-lo na íntegra, mas vamos destacar uma pergunta que tem a ver com todo esse belo ensaio que a revista trouxe:

Ivete Sangalo: Qual foi a maior alegria que teve na carreira de modelo?
Xuxa: Como modelo, uma das coisas que nos deixavam muito felizes eram as capas. As capas de revista sempre foram muito importantes: a Nova, a Manchete, Carinho (que foi minha primeira capa)... Todas elas eram muito importantes. Então, pra gente, quando começa como modelo, era muito forte ser capa de revista.

"Ela é TOP, capa de revista..."
As primeiras capas de Xuxa para as revistas Carinho (1979),
Manchete (consideramos a primeira capa dedicada exclusivamente a ela) e Nova (1981)

Definitivamente essa capa da TOP Magazine vai marcar seu lugar no meio dessas que foram lembradas por Xuxa.

Minha cara quando alguém fala que tal coisa é "top"...
Só vale usar para assuntos da revista, ok? =D

Fica nosso agradecimento à TOP Magazine pela belíssima capa e matéria e também dois pedidos muito especiais: revejam a questão da distribuição da revista no país. Infelizmente muitas (ênfase no “muitas”) cidades não receberam a revista e dessa forma várias pessoas não terão acesso à publicação. O outro pedido é mais fácil de ser atendido: Reynaldo Gianecchini teve um vídeo com os bastidores do ensaio divulgado na época da publicação, vocês bem que podiam liberar um desses da Xuxa, hein? Olha, evitamos ao máximo fazer o trocadilho óbvio, mas... Como alguns dizem por aí: se acontecer, vai ser TOP...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...