terça-feira, 4 de abril de 2017

Dancing Brasil #1 - 03/04/2017 (Estreia)

A Rainha voltou! Depois de 3 meses e meio longe da telinha, Xuxa vem triunfante no comando do reality show Dancing Brasil, nas noites de segunda-feira da Record TV.


Pela primeira vez Xuxa comanda um reality show. O formato é importado da Rede BBC e para entender melhor essa questão do formato já definido, vamos conhecer um pouco dessa franquia de sucesso: tudo começou, em 2004, com o programa britânico Strictly Come Dancing, uma competição de dança onde os casais participantes são avaliados (com notas de 0 a 10) por um júri especializado. Todos os ritmos são abordados e a cada semana um casal deixa o programa. 

Strictly Come Dancing: o início de tudo

A atração fez um imenso sucesso e começou a ser “exportada” para outros países, a partir daí recebeu o nome de Dancing With the Stars.
O primeiro país a importar o formato foi a Austrália. O “Dancing” australiano teve 15 temporadas e deixou de ser exibido em 2016. Na América Latina, somente a Argentina ainda exibe o reality (desde 2006). A versão de “nuestros hermanos” chama-se Bailando por um Sueño, é apresentada por Marcelo Tinelli e exibida pelo Canal 13.

Dancing With the Stars: nome dado às versões internacionais do "Strictly"

No Brasil levantou-se a questão de que a Record TV estaria copiando o quadro Dança dos Famosos, exibido dentro do programa Domingão do Faustão da Rede Globo. O quadro global muito mais se assemelha à versão apresentada por Tinelli na Argentina do que ao que foi proposto pela Record TV.

Quando disse, nas chamadas do Dancing, que o programa aqui exibido seria o formato original, a Record TV não inventou, nem exagerou. A versão brasileira é fidelíssima à original, principalmente se considerarmos a versão americana, Dancing With the Stars.

E que fique claro: não é uma cópia, é uma versão autorizada e que faz jus à qualidade da produção americana (que usaremos como parâmetro). Tudo foi muito bem cuidado para que houvesse um padrão semelhante ao proposto pela BBC.



Semelhanças
* I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me), música de Whitney Houston lançada em 1987 também é o tema da versão americana, assim como na nossa.



* Dançarinas profissionais competindo: antes mesmo da estreia, a imprensa começou a questionar a presença de Sheila Mello e Tânia Alves entre as competidoras pelo fato das duas já desenvolverem um trabalho relacionado à dança e por isso terem muito mais chances de vencer. Não é bem assim...
Na versão americana de 2017, disputa o prêmio a atriz Heather Morris, conhecida por ter feito parte do corpo de baile da cantora Beyoncé (2007-2008) e por interpretar a personagem Brittany no seriado Glee (2009-2015), que se destacava justamente por sua habilidade com a dança. E tal e qual aconteceu por aqui, não recebeu as maiores notas nas performances.

Heather, Sheila ou Tânia: experiência não é garantia de boas notas

* Performances relacionadas à atividade do participante: nos EUA temos um jogador de baseball e um peão de rodeios entre os participantes. Suas performances apresentaram elementos de sua profissão antes da dança propriamente dita, assim como aconteceu com Richarlysson e o chef de cozinha Dalton Rangel.




Diferencial
XUXA! A loira em um programa já interagiu mais que a dupla de apresentadores americanos fez nas últimas 5 temporadas e isso deu o gostinho especial ao programa, além de acalmar – um pouco – a tensão de se imaginar Xuxa num programa que não foi pensado para ela e justamente por isso poderia limitar sua atuação.  Não só pela performance inicial, mas pela segurança, domínio, improviso e espontaneidade que pudemos ver durante todo o programa. Xuxa se envolve com a dança, com os convidados e com os jurados. Resumindo: Xuxa nos representa!



Abertura e figurino
O 1º Dancing Brasil teve início com uma abertura de tirar o fôlego - e que em NADA fica devendo para a versão americana do programa. Em sua participação gravada mês passado nos Arcos da Lapa, Xuxa usou um figurino assinado por Michelly X (estilista responsável por outros figurinos recentes da loira).



A roupa derivou o vestido utilizado por Xuxa no palco, o que foi proposital, para dar "liga" entre as imagens externas e em estúdio.


Michelly X publicou horas antes da estreia um croqui do figurino utilizado no palco:



Jurados
Os jurados demonstraram muito carisma e deram um show a parte, sobretudo Fernanda Chamma, com comentários bem afiados sobre a performance de cada um dos participantes, o que divertiu e deixou Xuxa estarrecida em alguns momentos.

Jaime Arôxa, Fernanda Chamma e Paulo Goulart Filho

Participantes
As performances deram um show a parte e alguns participantes se destacaram na dança, como foi o caso de Leonardo Miggiorim, que arrancou suspiros da plateia, Xuxa e até dos exigentes jurados, conquistando a maior nota da noite. Ao lado da técnica Dani, o ator fez uma apresentação de tango. Confira:


Maytê Piragibe ficou emocionada após uma linda apresentação de bolero com a música "Se Eu Não te Amasse Tanto Assim" de Ivete Sangalo, o que  também sensibilizou o público. As apresentações de Richarlysson e Juliana Silveira tiveram um toque de brasilidade, explorando o futebol e o samba nas apresentações. Apesar das notas já valerem nessa edição, nenhum casal foi eliminado. A pontuação será somada na classificação do programa na próxima semana, que será ao vivo, e assim um dos casais será eliminado com a participação do público, que votará no casal que deve permanecer na competição.



Co-apresentador
Quem não mostrou tanto a que veio foi Sergio Marone. Entre uma apresentação e outra, ele ficou encarregado de fazer uma breve entrevista com os participantes que tinham acabado de se apresentar, antes dos jurados darem a sua nota. Não que o ator e apresentador não faça um bom trabalho, e talvez seja até uma exigência do formato, mas sua participação até o momento foi bem discreta.



Don'tcha wanna dance?
O Dancing Brasil mostrou a que veio: já sentimos vontade de escolher um favorito, já ficamos ansiosos pela opinião dos jurados, já vibramos, nos divertimos e já queremos mais. E olha que foi só o primeiro episódio.

E a Xuxa? Bom, os jurados disseram que não dão nota 10 para os participantes porque querem que eles busquem o melhor, mas pra Xuxa a gente já dá o 10 de cara, não importa o ritmo.

Bem-vindo, Dancing Brasil!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...