quarta-feira, 24 de maio de 2017

Túnel do Tempo: Xuxa em Ouro Preto/MG

Por: Leandro Franco

No próximo sábado, dia 27/05, Xuxa volta a Belo Horizonte/MG para apresentar o segundo show da turnê “XuChá, o Chá da Xuxa”. O retorno da Rainha é algo muito esperado pelos mineiros, já que a última vez que a loira se apresentou na cidade foi em 26 de maio de 2007, com o show “Xuxa Festa”.

Matéria publicada no suplemento "Tempinho"
do jornal mineiro "O Tempo", no dia do show


O carinho de Xuxa com os mineiros é algo que ela faz questão de deixar explícito sempre que pode. Na inauguração da Casa X de Uberlândia, em 17/09/2014, a loira destacou:

Xuxa atende às dezenas de fãs que a aguardavam
do lado de fora da Casa X, em Uberlândia


E a “sorte” dos mineiros ela recebe há muito tempo, mesmo antes de se tornar a Rainha dos Baixinhos, querem ver? Aproveitando o retorno de Xuxa aos palcos de BH e o fato de hoje ser quinta-feira, vamos fazer um post no melhor estilo #tbt (throwback Thursday)?


Ó, Minas Gerais...
Em 1983, recém contratada da Rede Manchete, Xuxa ainda tinha a profissão de modelo como principal e continuava fazendo os editoriais de moda para revistas da época. Um desses ensaios se tornou famoso porque foi durante sua realização que a loira deu sua primeira grande entrevista para a revista Playboy e isso aconteceu em Minas, mais precisamente na cidade de Ouro Preto.

O hotel onde Xuxa se hospedou em Ouro Preto. Hora do descanso? Que nada!
A loira aproveitava o tempo no hotel para conceder entrevistas


Xuxa passou três dias na cidade histórica fotografando para a revista Desfile (Editora Bloch) e, ao mesmo tempo, dando entrevista para a revista Playboy (Editora Abril). O repórter Ivo Cardozo, em seu texto para a revista masculina, conta um pouco desses dias em terras mineiras:

“Foi numa clara noite de inverno que cheguei à portaria do Grande Hotel de Ouro Preto para entrevistar Xuxa. Quando me dirigia à escada que dá acesso aos apartamentos, a recepção me informou que a direção não permitia visitas de homens a apartamentos de mulheres e vice-versa. Fantástico! Eu estava ali para conversar com um dos maiores mitos sexuais brasileiros e só poderia chegar perto dela na presença de terceiros. (...) Mas nem isso, nem qualquer outra coisa, tirou o bom humor de Xuxa durante as oito horas em que fizemos três gravações.

Risonha, divertida e calorosa, Xuxa foi também, o tempo todo, uma flor de paciente. Jamais reclamou por responder a um longo questionário, depois de um dia cansativo de trabalho. Andando com Xuxa pelas ruas de Ouro Preto, pude constatar que uma das características dela é a paciência, aliada à boa vontade. Por isso é apreciada entre os fotógrafos conforme testemunhei. ”


Voltemos ao ensaio para a Revista Desfile... No ano de 1983, a revista tinha começado a dar mais espaço aos ensaios externos, o que acabou se tornando uma marca da publicação. Na edição de agosto daquele ano, a cidade da vez era a primeira capital mineira. As ruas de Ouro Preto serviriam de cenário para a moda inverno daquele ano. O fotógrafo escolhido foi Ernani d’Almeida, que clicou um time de quatro manequins – três mulheres e um homem – e nesse time, nossa Xuxa.

Xuxa e a equipe posam em frente à Igreja de São Francisco de Assis, 
a mais famosa de Ouro Preto

Com a produção de Diana Santiago e Cláudio Lobato, a Desfile fez quatro ensaios para explorar ao máximo as ruas peculiares da cidade. Xuxa, claro, tem destaque em todos. São mais de 20 fotos no total.

Inverno em Ouro Preto: quatro ensaios, Xuxa e pão de queijo!


Ensaio #1 - Toda a magia do preto
O primeiro ensaio foca na versatilidade das roupas pretas e ressalta que a cor permite que se vá do jovem ao clássico. Xuxa aparece em quatro fotos nesse ensaio.

"Num lindo salto, leve e seguro,
a gata passa do chão ao muro..."

"You're the one that I want
o, o, oo, honey..."

:) Esperando o pão de queijo ficar pronto...



... daí você descobre que acabou bem na sua vez :(


Ensaio #2 - A ousadia feminina num jeito de vestir masculino
No início da década de 80, mesmo quando não se discutia tanto a questão de gênero para coisas e roupas, as mulheres já faziam um bom uso do guarda roupa masculino. E pensar que Xuxa foi tão criticada por usar terninhos em pleno 2015 no programa Xuxa Meneghel. Quando as pessoas começaram a ficar tão chatas?



Terno e gravata... quem disse que é roupa de homem?


Nos anos 80 era tanta ombreira que Xuxa teve até que arredar...


Uma das fotos mais belas do ensaio


Viram? Sem ombreira todo mundo aparece na foto...


Só falta alguém dizer que ela estava imitando a Ellen nos anos 80...


Meu olhar pra você que diz que pochete é cafona...



Ensaio #3 - Sensualidade é fundamental
Depois do grande destaque no ensaio #2, a participação de Xuxa é menor neste: apenas 3 fotos. O tema da vez é explorar a sensualidade das fendas e decotes em pleno inverno. Algo que hoje seria o equivalente a "sexy sem ser vulgar e sem passar muito frio"

Pensa que é fácil andar de salto nessas pedras?


Tô bonita ou não tô?


Se tem inverno, tem frio;
se tem frio, tem que ter a Elsa de Frozen...



Ensaio #4 - O Branco se veste de noiva...
Xuxa nunca foi muito chegada a casamentos, mas nas fotos a loira incorporava a noiva como ninguém. O último ensaio feito em Ouro Preto contrasta com o primeiro. Podiam ter feito esse em Ouro Branco que, pra quem não sabe, é outra cidade mineira e fica próxima de Ouro Preto.

Vestido "Bolo de Noiva" em sua melhor caracterização...


E o guardinha fazendo a Wanderléa?
"Senhoooor Juiiiiz, pare agora!"


Grinalda, mosquiteiro ou toalha de mesa?


Quem te conhece, não esquece jamais... ó, Minas Gerais!
Ouro Preto, Uberlândia, Belo Horizonte... não importa a cidade, Minas Gerais já é parte da história da loira e no próximo sábado, mais um capítulo dessa história será escrito.  Alguém tem dúvida que vai ser bom demais da conta?

Post de Xuxa em seu perfil no Facebook na noite do dia 24/05/2017

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...