quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Bozo e Xuxa - A verdade sobre o "rei" das manhãs

Há pouco menos de um mês estreou, nos cinemas nacionais, o filme “Bingo, o Rei das Manhãs” (Warner Bros Pictures), que é inspirado na vida de Arlindo Barreto, um dos mais famosos (e polêmicos) intérpretes do palhaço Bozo, personagem do programa infantil da TVS/SBT, que ficou no ar entre 1980 e 1991.
A produção tem caráter biográfico, mas não quis fazê-lo de forma literal e por isso o espectador, já pelo título, vai notar que os nomes estão trocados: Bozo virou Bingo, Arlindo virou Augusto e por aí vai: TVS (TVP), Rede Globo (Rede Mundial) e Xuxa (Lulu). Xuxa? Pois é... Parece brincadeira, mas sobrou até pra Xuxa na história recontada do palhaço “importado” por Silvio Santos. Mas antes vamos a detalhes que fazem a diferença.

Bozo teve seus dias de reinado... até a estreia de Xuxa


Atenção: Daqui para baixo temos spoilers  e se você não gosta deles, siga nossa sugestão: pare de ler agora, vá ver o filme e depois volte aqui para desfazer a ideia errada que estará na sua cabeça. Bom filme e até daqui a pouco...


Esta é uma mera obra de ficção...
Em entrevista ao site Papel Pop, o diretor do longa, Daniel Rezende, explica que a decisão de fazer as mudanças aconteceram para ter uma maior liberdade criativa para o filme. Assim, algumas passagens na vida de “Augusto Mendes” incluindo momentos do programa "Bingo" não podem ser tomadas como verdade. Não MESMO!

"... mas os meus cabelos, quanta diferença!"

Qualquer semelhança com nomes, pessoas, ...
No filme, uma personagem chamada Lulu é a apresentadora de um programa infantil exibido na "TV Mundial". Vestindo maiô e usando microfone todo enfeitado, o visual da moça é uma clara alusão à imagem estereotipada de Xuxa no comando de seus programas infantis da década de 80.  Por que estereotipada? Porque é comum vermos pessoas dizerem que Xuxa apresentava seus programas em trajes sumários como maiôs, tudo por conta de uma famosa foto do Clube da Criança de Carnaval (1984) onde Xuxa realmente está com um maiô. Como se isso acontecesse diariamente no programa da TV Manchete...

Nem tudo que se vê é o que parece...

... fatos ...
Voltando ao filme: em determinado momento, um dos diálogo dá a entender que ganhar da TV Mundial era impossível, pois eles “tinham o Show da Lulu”, mas eis que chega o dia em o palhaço vence a apresentadora na audiência. Para comemorar, Bingo pega uma boneca loirinha (tipo uma Barbie) e, durante o programa faz uma provocação para a emissora concorrente, pisando no brinquedo que claramente representa a Lulu - ou seja, a verdadeira Rainha das manhãs. Pronto! Aqui se encerra a pequena participação de Lulu e, consequentemente, as referências à Xuxa e seu Xou.

Bingo pisando em Lulu? Só pode ser palhaçada...


... ou situações da vida real
Diferente do que foi retratado no filme, o programa "Bozo" estreou em setembro de 1980, quando Xuxa nem sonhava em apresentar um programa infantil. Arlindo Barreto só se tornou um dos intérpretes do palhaço em 1983. A essa altura, Xuxa já comandava um programa infantil, mas na TV Manchete e num horário que em momento algum competia com o infantil da TVS.
Quem enfrentava o palhaço na disputa pela audiência - e por vezes perdia - era a TV Mulher. De acordo com o site Na Telinha, do portal UOL, o programa feminino da TV Globo sofreu sucessivas derrotas a partir de 1985.

"O programa do palhaço chegava a ter 32% do número de televisores ligados em São Paulo, contra apenas 18% da Globo e 9% da Manchete. No primeiro semestre (de 1986), a coisa piorou: Bozo chegou a 33% contra 17% da Globo e 13% da Manchete, que começava a ameaçar também com desenhos."

Será que a boneca loira do filme representava Marília Gabriela,
uma das apresentadoras do TV Mulher?

Como sabemos, Xuxa só foi para as manhãs da emissora "líder" em junho de 1986 e era a promessa para desbancar a audiência do palhaço. E ela conseguiu! Em artigo publicado no jornal O Globo, em 29/06/1999, o jornalista Ali Kamel relembra como foi a disputa entre o palhaço e o verdadeiro programa Rei das Manhãs.

"Apesar de toda a carga de preconceito que pesava sobre ela (dizia-se até que errava na concordância verbal), Xuxa foi contratada pela Globo para substituir a Turma do Balão Mágico e o TV Mulher. A iniciativa visava a um alvo concreto: o palhaço Bozo, que ameaçava a Globo no horário matinal. ‘Com a contratação de Xuxa, a Rede Globo espera superar de vez os picos de audiência de Bozo, seu concorrente na TVS’, dizia o Jornal do Brasil na época. ‘Espera-se que Xuxa desbanque o grande concorrente da emissora no horário das 8 às 9 da manhã: o palhaço Bozo, da TVS. Nesse período o programa da concorrente incomoda a Globo; algumas vezes chega a empatar com o TV Mulher, e mesmo a vencê-lo’, escreveu a revista “Afinal” em junho de 86. Dispensável dizer que o êxito foi total."

Trecho de matéria publicada na revista Cláudia em dezembro de 1986

Querem mais? Nós temos...
O próprio Arlindo Barreto declarou - de forma desnecessariamente machista - em uma recente entrevista para uma rádio que seu programa não foi páreo para o da nossa loira. Ouça:


Quer conferir essa entrevista na íntegra? Acesse: https://youtu.be/9IOgvotJPvA?t=997
Além disso, após Xuxa passar a concorrer com o programa do Bozo, Arlindo deixou o comando do programa pouco tempo depois, em meados de 1987.


... terá sido mera coincidência?
Agora que estamos entendidos, lembramos que essa parte com referências à Xuxa é só um pedacinho em todo o filme, mas é inegável que colocar Bozo Bingo vencendo a Xuxa Lulu é muito mais interessante que colocar o palhaço vencendo a TV Mulher ou o Balão Mágico. Aliás, se fossem retratar isso como ficaria? TV Feminina e Balão dos Truques?
Falando em referências, talvez digam que a gente quer forçar mais uma, mas é tão curioso lembrar de como toda a imprensa sempre se referiu a Xuxa... e depois ver o nome do filme. Rainha... Rei... coisas da nossa cabeça ou mera coincidência?
E olha que nem falamos que foram necessários 5 Bozos nesses anos, enquanto Xuxa só tem uma!

Então um palhaço era o "rei" das manhãs?
Conte-me mais sobre essa história...

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...