segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Xuxa na Bahia: 5 vezes que a Rainha agitou Salvador

Por: Leandro Pedrosa

Depois de fazer Recife/PE tremer no último dia 7, o show XuChá – O Chá da Xuxa já tem destino definido. Amanhã acontece o 4º show da turnê e os privilegiados da vez são os baianos. A Nave Xuxa vai aterrissar na Arena Fonte Nova, em Salvador. E quando dizemos que os baianos são privilegiados, não estamos exagerando. Xuxa tem uma história muito bonita – e longa – com a Bahia, em especial a capital.

Ó paí ó... tudo que faz da loira uma "menina baiana" de coração:

1983 – “Primeiro chão da Bahia...”
Em julho de 1983, a revista Desfile (Bloch Editores) publicou uma série de fotos de moda feitas na cidade de São Salvador. E quem era a menina baiana da vez? Xuxa, claro! Das 40 fotos do editorial, Xuxa aparece em 17 delas. O fotógrafo foi Ernani d'Almeida.



O editorial é de moda inverno. Conseguem imaginar inverno em plena Bahia? Imaginem então inverno em pleno verão! Pois foi exatamente assim. Na sua primeira entrevista à revista Veja, publicada um mês depois da revista Desfile sair, Xuxa relembrou o ensaio de Salvador:

Ah, e se você ficou curioso sobre esse ensaio de Ouro Preto das 1500 fotos, clica aqui



Ensaio 01 – Branco: Inverno Tropical 
A cor branca das tradicionais baianas dá o tom. Xuxa aparece em 4 fotos, as paisagens e as representações da cultura baiana são o pano de fundo.


♫  "Se sinta bem, a Bahia também quer saber o que é que você tem...♫♬
("Na Bahia" - Ivete Sangalo)


"Ai, amiga, tá vendo o Elevador Lacerda ali? Ainda vou descer de lá pendurada..."

Na Bahia tudo tem: capoeira, tabuleiro da baiana e...
 até um "Dudu" baiano tem também! 


O que é que a baiana tem? Muita disposição pra ficar nesse sol escaldante...


Ensaio 02 – Toda a beleza do rústico
Neste ensaio a intenção é mostrar que a moda já caminhava para um caminho mais sustentável, fazendo uso dos tecidos mais rústicos, onde predominam os tons terra. Xuxa se esbaldou nas fotos comendo as frutas da região. As locações foram a Feira de São Joaquim, que fica na Cidade Baixa (área litorânea de Salvador).


Meu segredo para ser linda assim?

Uma alimentação rica em frutas...

...frutas...

... e mais frutas!

Ensaio 03 – Por ser clássica, não sai de moda
Da feira para os casarões históricos da cidade. Na parte dedicada às roupas mais tradicionais, encontramos a foto mais bonita do editorial, além da loira se alimentando mais um pouquinho...

O momento em que a modelo descobre que a próxima foto
é com casaco de lã num sol de 40º C

E quando você pensa que vai desidratar...

... tem sempre uma frutinha para te reanimar!

Ensaio 04 – O inverno se veste de cinza
A cor do inverno contrasta com a cor da cidade, cantada por Daniela Mercury quase dez anos depois. As construções à beira-mar e o Forte são o cenário da vez.

♫ A cor (cinza) dessa cidade sou eeeuu 
("O Canto da Cidade" - Daniela Mercury)

Pensando naquela água de coco geladinha, uma rede e muita sombra!

♫ Meu look laquê, mandei cachear
("Maimbê Dandá" - Daniela Mercury)

♫ "I don't want to stay here...

... I wanna to go back to Bahia" ♫
("Quero Voltar pra Bahia" - Paulo Diniz)


1996 – “Que Deus entendeu de dar a primazia...”
Quando foi publicado o ensaio de 1983, Xuxa estava "engatinhando" na carreira de apresentadora. Em 1996 ela já era uma a mais bem sucedida apresentadora da TV brasileira e a primeira a alcançar o sucesso fora do país. Foi em Salvador que a loira comemorou em grande estilo seus 10 anos de apresentadora na Rede Globo.

Xuxa grava com o Olodum para o Especial de 10 anos na Rede Globo


Na capital baiana, Xuxa subiu pela primeira vez num trio elétrico e puxou cerca de 30 mil pessoas que cantaram numa só voz Ilariê e Tindolelê, numa versão especial cheia de percussão.

30 mil pessoas foram atrás do trio "Xulariê"

A visita não se resumiu ao momento cantora de trio. A Rainha ainda gravou nas ruas do Pelourinho um clipe, no melhor estilo “They Don’t Care About Us” de Michael Jackson, que tinha gravado seu vídeo poucos meses antes. Coisa de majestade mesmo! E a Bahia foi o trono. A loira contou com a participação do Olodum e mobilizou toda a cidade.

O Pelourinho também parou para ver a Rainha passar



2006 – “Primeiro carnaval...”
Se Carnaval no Rio é samba e Marquês de Sapucaí. Na Bahia é axé e o circuito dos trios elétricos. A amiga Ivete Sangalo levou a Rainha para curtir o carnaval baiano em 2006. E ela não foi só, Sasha – na época com 7 anos – também caiu na folia. Foi a estreia da loira no carnaval de Salvador.

Todo mundo sai da chão, todo mundo desce até o chão
Parar? Ninguém quer não!

O jornal Folha da Bahia quis saber de Xuxa como era voltar a viver a emoção de estar em cima de um trio, mas ela foi ponderada: “Recebi muito carinho dos baianos naquela gravação, mas não saberei te responder se terei sensação semelhante sem viver as duas experiências”. Já Ivete não escondia sua satisfação: “Cantei com o Rei, agora quero cantar com a Rainha”, contou, numa referência a sua participação no especial de fim de ano de Roberto Carlos, no fim de 2004.
E alguém tem dúvidas de que a experiência não foi inesquecível?

“Foi realmente inesquecível. Adorei tudo, o sol, as frutas, as pessoas e a energia... Pena que acabou rápido. Quero guardar este momento mágico para sempre”


Xuxa ficou na cidade do dia 24/02 até 03/03. Uma semana inteira aproveitando tudo que a Bahia oferece de melhor e colocando o assunto em dia com a amiga de longa data.



2007 – “Primeira mão na Bahia...”
E dessa vez a Rainha não esperou tanto para voltar. Em 2007, a Rainha estreou seu novo programa, Conexão Xuxa, direto da capital baiana. Os soteropolitanos puderam acompanhar em primeira mão as gravações da atração que misturava jogos, cultura e viagens.

Conexão Xuxa: três programas dedicados a Salvador


Xuxa rodou Salvador de ponta a ponta: do litoral norte à ilha de Itaparica, mas nada foi tão empolgante quanto as filmagens realizadas no famoso Elevador Lacerda que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. Xuxa desceu os 78 metros de rapel, não se intimidou e ainda fez a descida acenando.

Rainha sem medo: descida em rapel no Elevador Lacerda


Como não poderia deixar de ser, as gravações pararam o trânsito do centro da cidade.



Xuxa ficou na cidade de 24 a 29/06 e no último dia voltou ao Pelourinho para, novamente,  gravar com o Olodum e os Filhos de Gandhi.


O encontro do Olodum com os Filhos de Gandhi foi ao ar
no último programa da etapa Salvador do Conexão Xuxa

Embora as gravações tenham acontecido no final de junho, só pudemos ver as imagens um tempo depois da estreia do programa (02/12/2007). Os programas de Salvador faziam parte da segunda etapa da atração  e o primeiro deles foi exibido em 23/12/2007. Presente de Natal para os baianos!



2017 – “Encantos que Deus dá...” 
Todos os subtítulos até aqui trazem versos da canção "Toda Menina Baiana" de Gilberto Gil
Em maio deste ano Xuxa voltou à capital, mas dessa vez as atenções não foram só para ela. Sasha era a “menina baiana” da vez. Como todos já sabem, Sasha é a estilista responsável por uma coleção de roupas pela grife Coca Cola Jeans.
A nossa “Princesa” veio filmar o vídeo da coleção primavera-verão e fazer as fotos de divulgação. As locações escolhidas foram as ruas do Centro Histórico de Salvador. Assim como a mãe, Sasha encantou os baianos com sua simpatia e caiu no ritmo baiano ao som do grupo Quabales.


#CokeBeat: Sasha na escadaria da Igreja do Bonfim


Xuxa não desviou o olhar da filhota um só momento.

Nas escadarias do Candeal, Xuxa acompanha cada momento
do comercial estrelado por Sasha

Toda orgulhosa, a loira acompanhou a sessão de fotos sem querer chamar muita atenção. Tarifa impossível! É a Xuxa! Com a Sasha!


Bahia de todos os Santos e de todas as gerações


“É lá que eu vou brincar...” ("Jogo da Rima" - Xuxa)
Claro que essas não foram as únicas vezes que Xuxa esteve em Salvador. A loira já fez vários shows desde os tempos do Xou da Xuxa, passou por lá com o Monange Fashion Dream e sempre que pode dá uma chegadinha na 1ª capital do Brasil para visitar a amiga Ivete e receber a energia, o axé que todo baiano tem e que “Deus dá”.

Xuxa observa a vista do apartamento de Ivete, numa das vezes que foi visitar a amiga

Agora é com vocês, baianos. Xuxa está chegando com um show todo especial. O dia 11 vai ou não vai entrar para a galeria de visitas marcantes da Rainha a São Salvador da Bahia de Todos os Santos?

O XuChá vai brocar!!!
E se você não entendeu o que é "brocar",
está na hora de saber o que é que a Bahia tem

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Afranio disse...

Linda matéria! Parabéns mais uma vez aos responsáveis pelo excelente Blog, em especial ao Renan!!! Show!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...