quinta-feira, 8 de março de 2018

Dancing Brasil 3 - Ep. 08 - Homenagem às Mulheres (07/03/2018)

Desde que foi anunciado, no meio da semana passada, que Xuxa se apresentaria vestida de Madonna no Dancing Brasil em homenagem às mulheres, parece que todos os fãs da loira - a nossa - repetiam inconscientemente os versos iniciais do refrão de Justify My Love (música de Madonna): "wanting, needing, waiting"... É, todo mundo queria muito ver como isso ia acontecer; afinal não é todo dia que se vê uma rainha se transformar em outra.

♫ ♫ ♫  Dona, dona, dança da Madonna
Se levanta da poltrona
Vem comigo, vem dançar  
♫ ♫ ♫
...no Dancing Brasil

Mas a homenagem à Madonna tinha um motivo muito mais importante que exaltar seus feitos como Rainha da música pop. O 8º episódio do Dancing Brasil 3 girou em torno das MULHERES! Aproveitando o gancho do Dia Internacional da Mulher, foram escaladas algumas mulheres que escreveram sua história nas páginas da música mundial e cada participante pode escolher a que mulher dedicar sua performance. Mães e avós foram, sem sombra de dúvida, as mais lembradas.

Podia até ser programa de Dia das Mães, mas querem saber?
Elas merecem todas as homenagens SEMPRE

A escolha de Madonna como a principal homenageada se justifica não somente por sua carreira na música, mas pela força com que sempre defendeu o empoderamento feminino e a libertação do machismo. Aliás, essa foi a palavra da noite: empoderamento. Madonna foi eleita a Mulher do Ano, em 2016, pela Billboard e seu discurso na premiação se tornou referência sobre o assunto, tanto que Xuxa abriu o programa relembrando o momento.


Empoderamento feminino: a expressão entrou na moda agora, mas a luta é antiga


Mas nem só de discursos e homenagens se fez a noite do Dancing. Há o entretenimento e ele começou pela caracterização da nossa Dancing Queen. O figurino usado por Madonna, em 1990, na abertura da Blond Ambition Tour foi a inspiração de Marcelo Cavalcante, que mais uma vez contou com Michelly X para dar vida à obra. A peruca foi um trabalho da Nilta Estilo em Cabelos. Sabiam que havia a opção de peruca em forma de rabo de cavalo, mas acabou não sendo utilizada?

Ambição loira: Marcelo Cavalcante adaptou o figurino de 1990 para 2018


Seguindo a "estratégia" dessa temporada, o número musical com nossa Rainha não foi exibido na abertura. Na realidade, nem teve abertura... Xuxa entrou rapidamente no palco dando o seu boa noite, sem delongas ou qualquer apresentação de dança com os bailarinos. A ideia de segurar a audiência até o final é válida, mas a ausência de abertura nos dá aquela sensação de que falta algo, por estarmos acostumados a ter aquele aperitivo do que a noite nos reservava logo de cara nas outras temporadas. (Mudar é sempre bom, mas não tanto, gente... Vamos voltar com as aberturas, vamos?).

Não teve abertura, o momento tão esperado de Xuxa como Madonna ficou para o final

E quem deu as caras novamente foi a vinheta de apresentação no encerramento do 1º bloco. A gravação, que só havia passado nos episódios 1 e 4, ao que tudo indica voltou porque, com menos participantes, sobra mais tempo para ser exibida. 

Quem também reapareceu foi a banda do Dancing, mas dessa vez só com vocais femininos: Thalita Pertuzatti, Talita Real e Lívia Dabarian encarnaram as divas que embalaram a noite.

Óbvio: na noite dedicada às mulheres da música, só vocais femininos na banda do programa

Entre notas medianas e um único triplo 10, mais uma vez as performances demonstraram equilíbrio. Já os jurados pareciam procurar alguma coisa para justificar a ausência da nota máxima, mesmo quando ela parecia ser o único desfecho. A gente ainda está tentando entender porque pegaram tanto no pé de Geovanna e Téo com relação aos dois terem dançado sem se olhar tanto. O mais curioso é que a nota máxima foi de Raíssa e Paulo Vítor - merecidamente -, que também dançaram samba e se você quiser tirar a prova também não se olham tanto enquanto dançam, mas ninguém falou desse detalhe. Tirem sua conclusões...



Ainda no assunto "notas recebidas", vocês se  lembram que nos episódios anteriores o placar parcial era mostrado algumas vezes no decorrer do programa, muitas vezes estragando o impacto da nota final? Nesse episódio, isso foi abolido; voltou a dinâmica original: placar só no final, depois do último participante se apresentar.

As referências das músicas escolhidas estavam bem evidentes em algumas performances, o que torna a apresentação muito mais interessante para quem conhece a letra ou mesmo o clipe da música. Como exemplo, as apresentações da dupla Dudu & Dani, que utilizou um figurino todo azul e projeções de luas em referência à letra de "Blue Moon"; e da dupla Joanna e Bruno, que começou com o dançarino carregando uma caixa, fazendo referência à letra e ao clipe da música escolhida, "Irreplaceable".

A Beyoncé perguntou, você não acertou...
pegue sua caixinha e saia de mansinho


Não tinha reparado nisso? Então lá vai a lista das músicas para você ver se perdeu alguma referência... Lembrando que no canal oficial do Dancing Brasil no YouTube tem todas as performances para você rever a hora que quiser:

Abertura: Everybody [Madonna] (1982)

1. Bárbara Borges & Marquinhos – Bad Romance [Lady GaGa] (2009)
Ritmo: Paso Doble

2. Raissa Santana & Paulo Vítor – Se Acaso Você Chegasse [Elza Soares] (1965)
Ritmo: Samba

3. Rodrigo Capella & Flávia Café – Rolling in the Deep [Adele] (2011)
Ritmo: Quickstep

4. Eduardo Pelizzari & Dani De Lova – Blue Moon [Billie Holiday] (1952)
Ritmo: Foxtrote

5. Hylka Maria & Fernando Perrotti – I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free [Nina Simone] (1967)
Ritmo: Cha Cha Cha

6. Marina Elali & Jefferson Andrade – I Kissed a Girl [Katy Perry] (2008)
Ritmo: Paso Doble

7. Geovanna Tominaga & Téo – Whenever Wherever [Shakira] (2001)
Ritmo: Samba

8. Isabel Fillardis & Caio Vini – The Shoop Shoop Song (It's in His Kiss) [Cher] (1990)
Ritmo: Quickstep

9. Joanna Maranhão & Bruno Coman – Irreplaceable [Beyoncé] (2006)
Ritmo: Zouk

Encerramento: Express Yourself [Madonna] (1989)


Ah, o encerramento... O que falar da Xadonna / Madonna Meneghel / Maduxa? Xuxa e Leandro brincaram o programa inteiro com o momento e deixaram todo mundo mais ansioso ainda, se é que isso era possível. A música escolhida foi Express Yourself, lançada em 1989, no disco Like A Prayer. A canção não é a música mais lembrada, nem mais executada de Madonna, mas fala da valorização da mulher como nenhuma outra. Um hino ao empoderamento feminino, para ficar dentro da expressão da moda.



Xuxa e os bailarinos recriaram a abertura da Blond Ambition Tour e a coreógrafa Vivien Fortes fez nossa loira executar os movimentos principais da performance original. Tudo isso num prazo de dois dias! Um trabalho incrível pois sabemos que Xuxa não é dançarina/bailarina e nem pretende ser. Literalmente uma homenagem REAL.

De Rainha para Rainha!


Momento Déjà-vu: Na performance de Joanna, uma surpresa: o marido da ginasta apareceu inesperadamente no final da apresentação, que terminou em clima de romance. Quem se lembra da performance de Sheila Mello, na 1º temporada, quando o nadador Xuxa também apareceu para encerrar a performance ao lado da esposa? É muito amor, não é, gente?

Casal que dança unido, permanece unido


Ainda bem que maridão de Joanna estava lá para dar uma força, pois o tempo fechou para ela, Rodrigo Capella e Isabel Fillardis. Os três participantes empataram com 21 pontos. Após 4 zonas de risco, Isabel não foi salva pelo público e acabou eliminada, demonstrando bastante desapontamento com o fim da participação.



Lindas, mães, pioneiras, batalhadoras, amadas, criticadas, premiadas, reverenciadas... Rainhas! Os adjetivos são muitos, pois elas se fazem muitas. Xuxa, Madonna... não importa, a noite foi de todas as mulheres.

Para a semana que vem, Xuxa adiantou que teremos uma noite dedicada aos seriados de TV. A loira já tinha contado, há alguns dias, que ainda ia se vestir de Daenerys Targaryen, uma das protagonistas da cultuada série Game of Thrones. Pois chegou o dia! É semana que vem, dia 14/03!

Preparem seus dragões!
The winter Dancing is coming!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...